- AHR

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Grupos

Título: com-verso

Conversando sobre Felicidade
- grupo de reflexão -




(...) Essa felicidade que supomos,/Árvore milagrosa,/ que sonhamos/
Toda arreada de dourados pomos,/Existe, sim : mas nós não a alcançamos/
Porque está sempre apenas onde a pomos/
E nunca a pomos onde nós estamos.

Vicente de Carvalho



Abro a possibilidade desse curso "Conversando sobre Felicidade" com uma pergunta: E se a procurarmos através da palavra? Será que poderíamos descobrir uma rota que nos levasse até ela?

O poeta Vicente de Carvalho viveu entre 1866 e 1924. É autor do poema Felicidade, onde seus últimos versos nos remete a uma grave constatação: continuamos não sabendo onde ela está; a Felicidade.

Objetivo
Decodificar a palavra Felicidade e o que ela representa realmente no mundo atual, utilizando o pensamento filosófico e psicanalítico,  apropriando-nos das melhores rotas para o seu encontro. Partindo da poesia de Vicente de Carvalho, trilharemos através da filosofia possível no mundo atual, sustentados pelos conceitos de psicanálise, desenvolvidos desde Freud.

Metodologia
De forma coloquial e leituras sugeridas, tentaremos no grupo descobrir os significados contidos no conceito Felicidade. Não será necessário conhecimento prévio sobre Filosofia ou Psicanálise. Sendo um curso livre, decidiremos em conjunto seu término. Material didático incluso.

Carga Horária
Encontros semanais com 120 minutos de duração.

Facilitadora:
Margarete Schiavinatto - Psicóloga Clínica (crp 61621),  Educadora para o desenvolvimento pessoal e social. Orientadora Profissional e Mediadora e Conciliadora de Conflitos.


Informações: [email protected]


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal